segunda-feira, 8 de agosto de 2011

ETIQUETA

ETIQUETA
          (letra e música: Achilles F. Abreu)


Eu na rede...
Ela na teia...
Eu tão vazio e verde,
Ela madura e cheia.

     Eu com sede...
     Ela com fome...
     Eu me aprisiono na rede,
     Ela na teia se consome.
         
          Esquece o nome,
          Me diz nome feio,
          Primeiro me faz Super-Homem,
          Agora me planta no meio...

               Não ouço o apelo
               Que faz a razão,
               Apenas arranco-lhe o selo
               - Etiqueta de alto padrão.


          Após interregno com "PÃO" e "WAVE", retomo o livrinho PICKLES, edição do autor, de 1985: à página 12 encontrava-se este ETIQUETA, eivado de machismo explícito, rasteiro.   Os versos foram compostos em resposta a certa colocação ouvida "casualmente", e que se fez constar logo abaixo do título, naquela publicação ( quando "ser virgem é apenas uma questão de falta de oportunidade" - sic ).    
          Algum tempo depois, estava a passeio por Embu das Artes acompanhado de uma mulher jovem, bonita,  fogosa, inteligente e formada em psicologia - psicanalista, com clínica própria bem montada, bem estabelecida, em São Paulo (no Alto da Lapa) - quando esta me pede para declamar alguma coisa ali, já que estavam ocorrendo, naquele momento, apresentações espontâneas de populares, de quem quisesse fazer uso da palavra, digamos, artisticamente (entenda-se: provocativamente), e recitei então os abomináveis versos de ETIQUETA.   Que "mico" !  

Nenhum comentário:

Postar um comentário