sábado, 28 de maio de 2011

IDENTIDADE

IDENTIDADE
          (letra e música: Achilles F. Abreu)



Hoje eu volto por aqui,                                 
Hoje eu tomo o meu lugar,
Hoje sei onde caí,
Hoje sei onde pisar...
   Que se cuide a "curriola",
   Põe no saco a viola,
   Vá bater noutro lugar.

Mil caminhos eu voltei
Até chegar aqui;
Se mil vezes eu errei,
Bem, mil coisas aprendi...
   Hoje tenho um só caminho,
   Vou seguro, vou sozinho,
   Mil mentiras eu ouvi.

Eu penso, posso, falo por mim
Não é nada disso,
A vida não é assim...                                   Capa e...
É assim

Mil miragens p'ra se ver
Mil pedaços p'ra juntar
Mil milagres p'ra fazer
Mil viagens p'ra se achar
   Quem só vê inutilidade
   Nada sabe da verdade,
   Tá na hora de mudar...
   Quem só vê inutilidade
   Tá com medo da verdade,
   Tá na hora de mudar.
   Tá na hora de mudar...
   Tá na hora de mudar...
                                                   ... contra-capa do CD DEMO com letras, cifras, créditos.





               IDENTIDADE fez parte fundamental da peça teatral "PICKLES", o momento da tomada de consciência da personagem central em oposição a anterior alienação.   Os versos eram ditos pelo ator principal (Paulo Sérgio) numa cena em que a personagem central da peça por ele interpretada (o homem simples do povo - personagem sem um nome) após ser manipulada insistentemente por fios invisíveis operados pelas outras personagens circunstantes (atores coadjuvantes em exercício básico de expressão corporal para teatro), fazendo dela mera marionete, é abandonada, deixando-se cair extenuada, e, a medida que cai, vai tomando  a posição de O Pensador, de Rodin.   Durante toda a duração desta cena, ouve-se reproduzida nas caixas de som do anfiteatro "Revolution 9" de Lennon e McCartney - 5ª faixa do lado B disco 2 do LP The Beatles' White Album (1969), em exasperantes 9 minutos de som e fúria.






Nenhum comentário:

Postar um comentário